domingo, 23 de agosto de 2009

Opinião: Sexo anal

Quase todos os pastores e líderes cristãos dizem que sim, que sexo anal é pecado inclusive se praticado entre casais casados. Para afirmar isso eles usam basicamente dois textos bíblicos:
Romanos 1.26-28
Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;
semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes...
1Coríntios 6.9-10
Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,
nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
No entanto, eu discordo. Quando Paulo diz que os homens deixaram o contacto natural da mulher, ele não está dizendo que os homens passaram a fazer sexo anal com as mulheres; mas que em vez de fazerem sexo com as mulheres, eles passaram a fazer sexo com outros outros. O natural seria que usassem as mulheres para a prática sexual, mas eles passaram a fazer algo contrário à natureza fazendo sexo uns com os outros. O que acontecia em Sodoma e Gomorra? O grande pecado daquelas cidades estava no fato dos maridos fazerem sexo anal com suas esposas? Sabemos que não. O episódio dos anjos na casa de Ló mostra que os homens da cidade tinham preferência pelas relacões com outros homens e até abusavam sexualmente de forasteiros (Gn 19.5), a ponto de recusarem fazer sexo com as filhas virgens de Ló preferindo abusar sexualmente dos que visitam Ló. Portanto, é disso que Paulo trata; de homens ou mulheres que deixando o natural passam a ter relações sexuais com pessoas do mesmo sexo ou mesmo com animais. O têrmo sodomia, embora signifique qualquer tipo de penetração anal; refere-se à preferência dos homens de Sodoma pelo sexo homossexual. Além disso, há os que condenam o sexo anal referindo-se ao fato de que o ânus não é naturalmente propício ao ato sexual; dizem: "a vagina é própria ao sexo e não o ânus". Isso sem dúvida é certo, mas:
  • A boca serve para a ingestão de alimentos e para a fala, isso a torna imprópria para o beijo?
  • A função dos seios é alimentar o bebê, isso os tormam impróprios para as carícias próprias do ato sexual?
O mesmo apóstolo Paulo escreve que:
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher (1 Coríntios 7:4).
Acho que toda essa condenação do sexo oral e anal (mesmo entre casados) é obra de moralistas. O casamento é o meio orientado por Deus para que homens e mulheres estejam longe da impureza (1Co 7.2); o que sugere que quaisquer coisas que um casal faça entre quatro paredes, com consentimento mútuo e amor... não é impureza. Infelizmente muitas mulheres casadas dão ouvido a tais pregações e passam a se sentirem culpadas e a conflitarem com seus maridos; acarretando assim sérios problemas entre o casal favorecendo inclusive o adultério. Não sou e nem pretendo ser o dono da verdade, mas o meu conselho para um casal que se ama e se respeita é... desfrutem plenamente das delícias que o sexo lhes proporciona, sem culpas nem regras. A única regra é o amor, e quem ama respeita e cuida.

2 comentários:

mitro disse...

O único pecado que conheço, é resistir a amar!

Blog da Mary disse...

Retribuindo a visita ao meu blog.
Abraços