sábado, 29 de agosto de 2009

Opinião: Casamento Gay

Os cristãos (tanto os que se identificam como católicos ou evangélicos) têm verdadeiro horror à simples expressão “casamento gay” e reúnem todas as formas para lutar contra e criticar a união civil entre homossexuais.


Mas, a Igreja Evangélica deve toma partido na luta contra o “casamento gay”?

Penso que NÃO. E se você ficou furioso com minha resposta... pense comigo nessas 2 razões:


Primeiro: As Igrejas Evangélicas defendem ardorosamente a separação entre Estado e Igreja, apregoam o princípio do Estado laico. Recentemente todos os evangélicos, inclusive eu, bem como representantes de vários segmentos da sociedade, recorreram ao princípio do Estado laico para acusarem de inconstitucional o acordo assinado entre o governo brasileiro e a Santa Sé.

Ora, se o Estado é laico ele não deve pautar-se por qualquer concepção ou doutrina religiosa. Se o Estado é laico ele deve dar a todos os cidadãos os mesmos direitos. Se um heterossexual tem o direito de se casar com uma mulher, um homossexual deveria ter o direito de se casar com um homem, uma lésbica deveria ter o direito de se casar com uma mulher.

Como evangélicos não podemos defender a laicidade do Estado apenas nas situações que nos convêm, apenas quando nos sentimos ameaçados pela cumplicidade entre o governo brasileiro e o Vaticano.

Segundo: Qual o objetivo da Igreja? Lutar contra a união civil dos homossexuais ou lutar para conquistar o coração dos homossexuais? O que a igreja ganha com essa luta? Impedir que os homossexuais unam-se civilmente vai impedir ou contribuir para que alguém não seja homossexual? A Igreja evangélica que fala do amor e a salvação aos homossexuais ganha alguma coisa a não ser a ira e o ressentimento dos homossexuais?


O fato é que “não é lutando contra o casamento gay que a Igreja vai se aproximar dos gays”. Não há nada na Bíblia que sugira que a Igreja deve valer-se do poder político (que ela nem mesmo deveria ter) para impedir que quaisquer pessoas tenham acesso a algum direito. A Igreja deve buscar alcançar as pessoas, falar ao coração das pessoas apresentando-lhes a mensagem do Evangelho.

Lutar contra a união civil dos homossexuais em nada contribui para a missão bíblica da igreja.

Talvez necessário não seja mas... esclareço: Acho uma balela esse papo que homossexualismo é genético, é ridículo afirmar isso. Homossexualismo é uma opção sexual (determinada por uma série imensurável de fatores), não é doença nem transtorno; é simplesmente PECADO. O fato de ser pecado não muda o fato de os homossexuais constituírem uma parcela significativa da população que, como tal, deve ser reconhecida assim.

Nenhum comentário: