quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O livro de "Cântico dos cânticos"


No livro "O cristão e a sexualidade", o Pr. Silas Malafaía escreve:
Deus é tão cuidadoso que colocou na Bíblia um livro sobre sexo. Nele encontramos Salomão e a sulamita, sua amada, falando sobre a sexualidade ativa, tirando toda dúvida sobre a teoria do relacionamento íntimo. É o Cântico dos Cânticos.
Não deturpe dizendo que o livro trata da igreja.
Houve um tempo em que se tentou interpretá-lo como uma exaltação alegórica da aliança de Deus com Israel, depois de Cristo com a Igreja e, por fim, a união da alma com Deus.
Na verdade, ele trata da sexualidade de um casal que é exemplo de intimidade e de unicidade. Pode-se, por analogia, já que o casamento tipifica a união de Cristo com a Igreja, usar Cantares, mas, na essência, o livro é uma linguagem bela, apaixonada e viva da relação de um homem com uma mulher.
Perfeito! É por causa de moralistas hipócritas que temos a fé cristã sendo ridicularizada. É ridículo dizer que "Cantares de Salomão" (como é normalmente chamado) trata do amor entre Cristo e sua Igreja; como é comum se referir a Cristo como "o cordeiro que vem saltando sobre os montes", ou como a Rosan de Saron.
Esse livro fala do relacionamento amoroso entre homem e mulher, fala da paixão, da ansiedade do rapaz diante do desafio de conquistar a amada, do fascínio dele diante da beleza do corpo dela e do intenso desejo sexual entre os dois.
Isso mesmo, Deus é maravilhoso e a sua Palavra trata de tudo o que precioso para nós. Eu disse... "tudo".

Nenhum comentário: